Book Review: Monólogos Soltos Pensamentos Revoltos

img_20170227_155531Visto ter parceria com a editora Edições Vieira da Silva, e como ambos os livros que queria ler estavam esgotados, acabei por pedir o “Monólogos Soltos Pensamentos Revoltos” da autora Maria José Alemão. Este livro chamou-me imenso a atenção por causa da capa! Achei super diferente daquilo que estou habituada a ver.

SINOPSE:
Ficas feia com esse casaco!” foi a frase mais ouvida durante uns dias (até eu tirar o maldito casaco, que aliás era bem quente!).

Não contente com isso, acrescentou “mamã, por trás pareces uma velhota com esse casaco!“. Eu acabei por compreender a mensagem!

Posso não ter vivenciado tudo o que escrevo, mas identifico-me em cada letra…

Por isso designo genericamente as minhas escritas como… Pedaços de mim! E cada pedaço de mim está representado por uma cor, a cor que melhor representa as emoções daquele momento…

Vivemos numa era em que a beleza conta! O aspeto conta! A imagem conta! “Comemos com os olhos” é uma expressão corrente, embora eu não entenda muito bem porque raio é necessário “comer com os olhos“. A boca já me dá bastante que fazer, acreditem, agora imaginem que eu também comia com os olhos, com o nariz, sei lá…

Eu penso que dá para perceberem, mais ou menos, que  este livro é uma espécie de diário. Eu acho que não percebi quando li a sinopse… Percebi que era um conjunto de textos soltos mas não um diário. Para dizer a verdade, eu até vos estou a mentir, eu estou a chamar-lhe diário mas basicamente isto são as várias publicações do blog da autora.

Em termos de história, pudemos dizer que o livro não tem mesmo uma história. Nas suas publicações, a autora fala sobre os diversos acontecimentos do seus dias tais como coisas que lhe acontecem no trabalho, os filhos, saídas com os amigos, problemas no país, etc. É o típico blog-diário mas impresso.

Gostei imenso da escrita da autora, é simples mas divertida. E adorei a maneira como ela começa cada entrada no blog! Ela usa cores: “hoje estou branca!” ou “hoje sinto-me rosa!”, e depois cada entrada pode estar relacionada ou não com a cor escolhida, se calhar estão todas relacionadas e eu é que não percebi (o que não me admirava nada). No geral eu gostei do livro, só não gostei que no fundo ele fosse um blog. Sim, é muito semelhante a um diário, só que parece-me que o texto não foi totalmente editado e em pelo menos uma entrada há algo do género “deixo-vos as fotos em baixo”, e em baixo não há nada… Obviamente as fotos estariam no blog.

Sobre a capa, acho-a lindíssima e adoro os tons que tem. A fotografia não lhe faz justiça.

Para finalizar, é um livro que recomendo a quem gosta de leituras rápidas e gosta do género “diário”. É algo que se lê super bem e dá-nos vontade de ler sempre mais. Sei que a review é pequenina, mas para um livro deste tipo não há muito a dizer porque não existe uma história concreta.

No Goodreads dei-lhe 3 estrelas.

Obrigada Edições Vieira da Silva ❤

“- Stay Sweet!”

12 thoughts on “Book Review: Monólogos Soltos Pensamentos Revoltos

Deixe uma Resposta

