Book Review: Alice’s Adventures in Wonderland and Through the Looking-Glass

img_20170129_163558Como já viram pelo título, esta review vai ser sobre a Alice no País das Maravilhas. Talvez seja um bocadinho estranho ir fazer review deste livro, principalmente por ele ser já bastante antigo e ser para um público mais jovem que eu. Obviamente, que já não sou nenhuma criança, mas em tenra idade eu não tinha interesse em livros e como tal só adquiri o livro em 2015.

Eu vi o filme da Disney, aquele de animação, quando era criança, e mais tarde vi o filme do Tim Burton mas para ser sincera não são filmes que me chamem muito a atenção. No entanto, a minha melhor amiga adora a Alice, e por causa dela comecei a ter curiosidade em ler o livro. Para ser honesta, eu não fazia ideia de quem era o autor, nem de que ano era, só aqui conseguem ver o interesse que eu tinha. Quando descobri que a obra era “velha”, eu decidi que queria lê-la em inglês pois teria uma escrita mais arcaica. Após procurar pelo livro, encontrei que existia uma continuação “Through the Looking-Glass” e então procurei por um volume que tivesse os dois livros juntos – o que me levou a este.

SINOPSE:
As Aventuras de “Alice no País das Maravilhas” e do Alice do Outro Lado do Espelho” é uma coleção de histórias com a personagem Alice, e as suas aventuras pelo curioso e fantástico País das Maravilhas. À medida que a pequena Alice vai avançando mais fundo no buraco do coelho, ela encontra uma variedade de personagens estranhas, como a excêntrica March hare, o extravagante Mad hatter e o enigmático Cheshire Cat, que se tornarão rostos familiares neste mundo estranho.

Se Alice tem de percorrer o perigoso mas fascinante País das Maravilhas, ela tem de aprender quem é amigo e quem é inimigo, e usar a sua boa educação e inteligência para encontrar um caminho para casa.

Peço desculpa por spoilers.
Ok, eu já sabia no que me ía meter quando comecei a ler o livro. Rapariga curiosa segue um coelho branco, cai na toca e vai parar ao País das Maravilhas, país este onde toda a gente é louca. Vá, não vamos dizer louca, vamos dizer que apenas não pensa da mesma maneira que nós estamos habituados a pensar. Eu posso já começar por dizer que não gostei da história. Porquê que no sexto capítulo o bebé transforma-se num porco? Porquê que se jogo críquete com flamingos? Nada faz sentido! Eu senti que o livro é um aglomerado de histórias completamente diferentes umas das outras e inacabadas, onde o único ponto em comum é a presença do coelho branco, que de vez em quando lá aparece a correr para ir ter com a Rainha de Copas.

Também não percebi qual é “a cena” com o Cheshire Cat, que toda a gente adora, pois na minha opinião ele não tem um papel importante na história, não diz nada que nos faça ficar WOW e se aparecer em duas ou três cenas é muito (aqui posso estar enganada, eu li o livro no inicío de 2016).

No fundo, o filme da Disney, em animação, não foge muito ao que está escrito no livro. Apenas não tem algumas partes mas que não são muito importantes.

Agora, o Through The Looking Glass é que não fazia ideia do que pudesse ser mas também facilmente me desiludiu. Neste título, a Alice consegue voltar ao País das Maravilhas mas este país está diferente. Tornou-se num jogo de xadrez gigante onde as personagens andam a correr de um lado para o outro. Aqui é onde conhecemos a rainha Branca e a rainha Vermelha, que aparecem no filme da Disney com o Tim Burton. Esta história ainda me desiludiu mais que a anterior porque faz ainda menos sentido. Porquê que o país desta vez é um jogo de xadrez? Porquê que mudou? Não faz sentido para mim…

Não me interpretem mal, eu adoro a ideia do país das maravilhas. Agrada-me a ideia de poder haver um lugar onde as coisas funcionam de maneira diferente. Também gosto da maneira como o autor conta a história, quer dizer, não nos pudemos esquecer que este livro foi escrito em 1865! É preciso ter uma grande imaginação para inventar um mundo destes e personagens tão diferentes. No entanto, sinto que isto não é livro para mim. Consigo compreender porquê que muita gente adora este livro de coração e são completamente obcecados, mas para mim não dá. É muita coisa a acontecer ao mesmo tempo e são demasiadas coisas sem sentido. Não gosto do facto de não haver explicação para nada. Se calhar se me dissessem porquê que o Hatter é louco, eu gostasse mais.

Falando de coisas mais alegres agora, vamos ver o que este livro tem de mais giro, que são as ilustrações. Sim, adivinharam, eu comprei o livro da editora Seven Seas por causa das ilustrações. Quando estava a escolher o volume a comprar, eu escolhi logo este pela capa, quer dizer, isto parece saído de uma manga japonesa! E depois quando fui procurar reviews desta obra e vi que o seu interior estava todo ilustrado ainda o quis mais.img_20170130_214800

Todas as ilustrações foram feitas por Kriss Sison e foram feitas tanto a cores como a preto e branco.

No início do livro, existem várias ilustrações que ocupam duas páginas. As páginas que as contém não são do mesmo material que o resto do livro, parecem quase papel fotográfico.img_20161218_143902

Gosto especialmente da alteração que Kriss Sison fez ao Mad Hatter. Nas ilustrações originais ele é desenhado assim mais para o velho, e no filme de animação da Disney também. Prefiro esta versão, dele novo, sinceramente acho que fica melhor na história.

Praticamente todas as páginas são ilustradas, e há ilustrações de duas páginas, de uma página ou então metade de uma página. img_20170130_201442

img_20170130_201352img_20170130_201316

Como se já não houvessem imagem que chegassem, não, não me estou a queixar, por mim haviam ainda mais, no final o ilustrador ainda colocou o “concept art” das personagens.img_20170129_164621

E pronto, chegámos ao fim da review.
Agora, para resumir o que eu disse, não, eu não gostei do livro porque não gostei da história mas gosto da ideia toda de existir o País das Maravilhas. As personagens também me agradam bastante!

Se vocês gostarem de livros com histórias bizarras onde não existe explicação para nada, aconselho totalmente! Agora se gostam de algo mais objetivo ou que gostem apenas que vos expliquem o porquê de coisa X ser como é, esqueçam, não é livro para vocês. xD

No Goodreads dei-lhe 3 estrelas.

Caso queiram comprar um livro igual ao meu, podem fazê-lo através da → WOOK, com portes grátis!

“- Stay Sweet!”

16 thoughts on “Book Review: Alice’s Adventures in Wonderland and Through the Looking-Glass

  1. fatima goncalves diz:

    o meu maridão adora inventar historias sem pés nem cabeça com varias personagens para contar ao nosso filho. a mim faz-me um pouco de confusão, mas como costumo dizer eu até as bulas de medicamentos adoro ler se não tiver mais nada 🙂

    Liked by 1 person

  2. Mia diz:

    Eu li o Through the Looking Glass há uns meses e apesar de ter gostado do livro não adorei. Por acaso também comprei a minha edição pelas ilustrações (mas a minha é uma edição com as ilustrações originais que também são muito bonitas e uma das razões para o sucesso do livro).
    Eu acho que é um história muito avançada para a época. e em parte o fascínio também vem daí. Eu já li a Alice no País das Maravilhas há muito tempo mas gostei bastante mais do que do segundo volume.
    Adoro a tua edição acho que essas ilustrações em estilo manga estão absolutamente fantásticas e confesso que acho que era capaz de comprar o livro só por causa disso.

    Beijinhos

    http://buongiornoprincipessa3.blogspot.pt

    Liked by 1 person

    • TinyGirl Reviews diz:

      Concordo plenamente que a história é muito avançada para a época! E penso que seja isso que torna este livro tão adorado, no entanto do que toca a conteúdo… bem eu não gostei xD sinto que não é algo para mim por ser muito estranho e sem explicações. Mas lá está eu consigo apreciar a obra tendo em conta a época em que foi escrita.
      As ilustrações são o que fazem manter o livro ainda xP se não fosse por elas acho que tinha dado o livro a alguém xD
      Beijinho**

      Gostar

Deixe um comentário