Book Review: Diário de Uma Pita

img_20170119_211406Recentemente, o blog conseguiu parceria com a editora Edições Vieira da Silva. Como primeiro envio, foi-me sugerido o livro “Diário de Uma Pita” do autor Paulo Ricardo Oliveira.

Quando a editora me sugeriu este livro, eu achei o título bastante apelativo, e depois vi a capa, cor de rosa não preciso de explicar mais nada, e li a sinopse, achei que seria uma excelente leitura!

SINOPSE:
Este livro é para quem sempre quis saber como é a vida de uma pita. Aborda praticamente tudo: A relação com as amigas, os amigos bonitos, os amigos com abdominais bem definidos, os amigos com abdominais mal definidos (isto aborda muito pouco), os amigos feios que a ajudam nos testes. Como é ir para a escola e sair à noite. O álcool e o sexo. Os gajos que pagam bebidas. Como ignorar os gajos que pagam bebidas, depois de pagarem bebidas.

O quê, ninguém quer saber?

Então mas é a vida de uma pita, como é que podem dizer que isto não interessa?

O diário de uma pita é uma sátira à forma como as pitas escrevem e se comportam. Não deve ser levado a sério nem serve para humilhação ou insulto. Tem apenas a função de entreter! E de vos dar trabalho a ler. Especialmente isso.

Aviso: Esteh livru eh escritu ah pita, fikam avisadus LoOl

Peço desculpa por possíveis spoilers…
Como já viram pela sinopse, o livro não é para ser levado a sério nem pretende ofender ninguém! Por favor não levem isto muito a peito.

O livro é contado no ponto de vista de uma adolescente que tem a típica vida de adolescente que tantas vezes conhecemos. Não sabemos o nome dela nem o seu aspecto (mas sabemos que é bonita), por isso podemos usar a imaginação. Quem sabe, imaginamos aquela miúda irritante e popular da nossa turma de secundário que tinha a mania que era melhor que tudo e todos? Ou aquela miúda que só queria era sair com as amigas, mal estudava e safava-se e nós andávamos a matar-nos a estudar para conseguir apenas um 9,5… O limite é a nossa imaginação ou então a lista mental de ‘gajas’ que não gostávamos.

Continuando, esta adolescente é a coisa mais fútil e arrogante que existe! Só se interessa por ser/estar bonita, sair com rapazes, bebidas de borla e aproveita-se dos colegas mais inteligentes para copiar nos testes. No entanto, ela até diz algumas coisas que nós muitas vezes pensamos, tais como: “Sempreh me disseram ke u dinheiru naum eh tudu, u ke importa eh termus valores e saúde! Eu ateh concordu com issu, mas preferia tere isso tudu na mansão delah du ke na minhah casah LoOl!” e “Kuandu voltei para casa au fim du dia, encontrei na minha rua umas colegas minhas du tempu da primária ke eu naum via ah anos!! ..Mas eram umas vacas, pur issu naum fui falare com elas LoOl”. E sim, estão a ler bem, é assim mesmo que está no livro. Não , não estou a inventar, o livro está TODO escrito desta maneira! No início do livro, o autor dá-nos um pequeno guião para nos ajudar a conseguir interpretar o que está escrito, o qual eu não precisei ‘pq eu xou mextre a interpretar a excritah ah pitah e tal comu o autor diz axo ke tenhu ke repensar a minha vida’.

Brincadeiras à parte, este livro é mesmo muito giro. Apesar de ter demorado a escrever a review, eu li este livro bastante depressa até. É muito fácil de nos agarrar a ele e a leitura é super rápida! Tem momentos bastante hilariantes e penso que reflete muito bem a vida de certas adolescentes e jovens adultas. As saídas com as amigas, as conquistas de rapazes, as saídas à noite, a vida escolar, está tudo aqui.

Visto que há algumas referências a sexo, não recomendo este livro a crianças mas para adolescentes, adultos e, principalmente, adultos que são/foram pais de adolescentes, penso que será uma leitura fantástica. Quer dizer, um pai ou uma mãe ler esta obra e recordar as respostas que em tempos a sua filha que agora é advogada dava, é capaz de ser um momento giro. Eu não acho que uma pita destas consiga alguma vez ser advogada mas quem sou eu para julgar, em tempos também fui uma pita, não como esta, mas fui. De qualquer maneira, sem dúvida recomendo se quiserem uma leitura rápida e bem divertida!

No Goodreads dei-lhe 5 estrelas.

Obrigada Edições Vieira da Silva ❤

“- Stay Sweet!”

17 thoughts on “Book Review: Diário de Uma Pita

Deixe uma Resposta

