Book Review: Desencontros e Desencantos

img_20170110_220116Em Novembro, consegui que o blog tivesse parceria com a Chiado Editora, que amavelmente me deixou escolher um livro para review. O que eu escolhi foi o “Desencontros e Desencantos” da autora Nathalia Batista. Para ser sincera, o grande motivo que me levou a escolher este livro foi a capa, pois eu achei-a absolutamente lindíssima e lembrou-me os livros da “Seleção”, que é uma série que tenciono ler. Claro que depois li a sinopse e o livrou agradou-me ainda mais.

SINOPSE:
A Inglaterra, do início do século XIX, é palco de um romance repleto de paixão, dor, encontros, encantos, desencontros e desencantos. O romance é composto por pessoas e com elas, tudo o que há de pior e de melhor no ser humano.  São sentimentos explorados em uma cadência lenta nas fases mais difíceis da vida de uma mulher. Suzanne é uma doce e ingênua moça de dezessete anos, cercada e castigada pela maldosa Veronika, de quem era dama de companhia. A vida tem seu próprio jeito de ensinar aos ingênuos e proporciona um longo e árduo caminho a menina em meio a uma sociedade onde respeito e posição não raramente eram construídos com crueldade, inveja, mentiras, intrigas e vingança.

Peço desculpa pelos spoilers…
Devo confessar que quando comecei a ler este livro, a escrita fazia-me um bocadinho de confusão. Eu não referi mas a escritora é brasileira, o que leva o livro a estar escrito em português do Brasil. É claro que os brasileiros têm expressões e uma maneira de falar um bocadinho diferente da nossa, como é o caso de usarem o ‘você’ quando nós usaríamos o ‘tu’. Outra coisa que me confundiu bastante foi a parte dos diálogos que não são como os nossos. Muitas vezes o diálogo termina com vírgula e segue-se logo o narrador, em vez de se usar o travessão para assinalar o fim da fala da personagem. Aconteceu várias vezes eu pensar que a personagem ainda estava a falar e na realidade era o narrador, o que explicava a falta de sentido no diálogo. Mas também rapidamente isto se ultrapassa e ao fim de um bocado eu já estava a ler tudo com pronuncia do Brasil xD.

Tal como a sinopse indica, este romance passa-se no século XIX e conta a história de Suzanne, uma ‘senhorita’ de 17 anos que perdeu a mãe quando tinha 6 anos e não sabia quem era o seu pai. A pedido da sua mãe, que era criada na casa dos Hamptons, a Sra. Hampton cuidou da Suzanne e tornou-a dama de companhia da sua única filha, Veronika.

Suzanne e Veronika, apesar de terem a mesma idade, eram muito diferentes. Enquanto que Suzanne era calma, muito calada e toda a gente gostava dela mal a conheciam, Veronika era rude, barulhenta e não costumava causar boas impressões.

A Sra. Hampton, que via a sua saúde a degradar-se dia após dia, resolveu cumprir a última promessa que fez à mãe de Suzanne que era ajudá-la a arranjar um bom casamento em Londres. A pequena dama de companhia até teve direito a um dote, de valor reduzido mas um dote.

É com esta ação que o livro se transforma numa autêntica novela brasileira, e digo isto no bom sentido.

Ora, com o dote e a “missão” de encontrar um marido, Suzanne iria debutar (o que penso que quererá dizer ir a festas e bailes à procura de homens disponíveis para possível casamento, pelo menos foi isto que elas fizeram) juntamente com Veronika, que não achou muita piada a essa ideia. Penso que é fácil perceber que esta rapariga iria fazer de tudo para estragar a felicidade de Suzanne, que conseguiu encontrar um homem solteiro, ainda por cima Marquês, bastante depressa. E o pior é que Veronika consegue mesmo estragar o noivado de Suzanne. Mas o livro acaba bem não se preocupem, afinal de contas é um romance.

Como acabei de referir, este livro lembra-me imenso as novelas brasileiras. Em pequena eu via bastantes por acaso, e todas as intrigas, as artimanhas todas para separar o casal, as reações das personagens, são tudo coisas que eu recordo-me de ver na televisão. Inclusive, Suzanne vai-se casar com um barão, muito mais velho que ela, de modo a este dar o seu nome ao filho dela e para que também a sociedade não a criticasse, visto que seria mãe solteira. Isto aqui é “Chocolate com Pimenta”! Quem viu a novela, deve-se lembrar que a personagem principal, a Aninha, engravidou de um rapaz e acabou por casar-se com o dono da fábrica de chocolate, o senhor Ludovico, muito mais velho que ela, de modo a que o filho que ela esperava tivesse um pai.

Eu não estou de maneira nenhuma a criticar a obra, nem a dizer que é plágio. A história passa-se no século XIX, e não nos pudemos esquecer que este tipo de coisas eram bastantes comuns na altura. Apenas estou a dizer que me faz lembrar as novelas que via em criança.

Eu adorei, adorei, adorei este livro. Custa-me acreditar que este é o primeiro livro da autora porque a escrita é mesmo muito boa! É sem dúvida um romance histórico lindíssimo que nos prende ao livro. É quase impossível parar de ler.

A história está muito bem contada, parece mesmo algo que se fosse passar no século XIX. Tanto os locais como as personagens estão muito bem descritos e é bastante fácil imaginá-los. Até a maneira como a autora descreve o romance e os momentos passados entre o casal principal é algo único.

Estou muito feliz com a minha escolha, acho que não podia ter pedido um livro melhor. Em uma palavra, este livro é perfeito. A autora escreveu algo que é realmente bom e que deveria ser lido por imensa gente. Sem sombra de dúvida que o recomendo!

No Goodreads dei-lhe 5 estrelas.

Obrigada Chiado Editora ❤

“- Stay Sweet!”

55 thoughts on “Book Review: Desencontros e Desencantos

  1. Nathalia Batista diz:

    Não tenho palavras para dizer o quanto me emocionei com a sua resenha, fico muitíssimo feliz e honrada com palavras tão doces. Não é a primeira pessoa que fala sobre a novela Chocolate com pimenta, apesar de não ter me inspirado na novela, eu gosto muito da história da Aninha, fico feliz com a comparação.
    P.S: O sotaque português é lindíssimo

    Liked by 1 person

Deixe um comentário